20

MAIO, 2019
Por Denis Fonseca

Existe Manutenção eficiente?

O uso de uma Gestão de Manutenção é uma importante ferramenta na busca do melhor desempenho, objetivando aumentar a produtividade, desempenho e confiança dos equipamentos.

NAlém disso, é possível se criar um histórico dos equipamentos, os tão conhecidos Indicadores Chave de Desempenho (ICD), que permitem analisar os resultados de manutenção no decorrer do tempo. Podemos citar, como alguns desses indicadores, o número de quebras, indisponibilidade, MTBF (mean time between ou tempo médio entre falhas), MTTR (mean time to repair ou tempo médio para reparo), dentre outros.

Desta forma, ao decidir por adquirir e implantar um bom sistema de gestão de manutenção, a empresa busca mudanças e quebra de paradigmas, com isso, conseqüentemente, o perfil dos equipamentos deverá condizer com as exigências.



14

ABRIL, 2019
Por Denis Fonseca

PMOC agora é Lei!

O PMOC é uma atividade dividida em duas partes: a manutenção mecânica do sistema de refrigeração e os equipamentos de um lado; e a avaliação da qualidade do ar do outro. A parte relativa à manutenção mecânica é privativa de todos os profissionais da Engenharia Mecânica, e a avaliação da qualidade do ar deverá ser realizada por profissionais da Engenharia Química.

A partir de 3 de julho de 2018, as vigilâncias sanitárias e/ou outros órgãos fiscalizadores de todo o país poderão multar os responsáveis por edifícios comerciais e industriais que não se adequarem à Lei Federal 13.589/2018, que obriga a implantação da manutenção periódica dos aparelhos e sistemas de ar condicionados.

Pela nova legislação, é necessário a execução de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de equipamentos e sistemas de ar condicionado em edificações de uso público e coletivo, com o objetivo de eliminar ou minimizar riscos potenciais à saúde dos ocupantes. A legislação atende aos parâmetros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Importante ressaltar que, só é exigido o Responsável Técnico, conforme Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), os edifícios que contam com sistemas de climatização instalados com capacidades térmicas que, somadas, sejam superiores a 5 TR ou, numa linguagem mais clara, 60.000 BTU/h.



08

MARÇO, 2019
Fonte G1

Quatro pessoas morrem por doença do legionário em Nova York.

Quatro pessoas morreram em Nova York desde meados de julho pela doença do legionário, enquanto 55 pessoas permanecem hospitalizadas por causa desta infecção pulmonar, informaram as autoridades de saúde.Um total de 71 pessoas sofrem desta forma de pneumonia, derivada de uma bactéria que foi encontrada nos sistemas de ar condicionado de muitos edifícios no Bronx, segundo as autoridades.

Os quatro mortos por "legionelosis" eram pessoas de certa idade, todos com problemas de saúde prévios, indicaram. As autoridades procederam à inspeção de 22 edifícios e analisaram 17 sistemas de ar condicionado, cinco dos quais foram desinfectados depois da detecção da existência de bactérias, incluindo o do hospital Lincoln e de um hotel, segundo a prefeitura.

"O abastecimento de água potável em Nova York, as fontes e piscinas não foram afetadas pela doença do legionário", informou a prefeitura, explicando que a doença - cuja incubação dura entre 2 e 10 dias com sintomas de febre e tosse - não é contagiosa e pode ser curada com antibióticos.

A doença leva o nome de doença do legionário em razão da primeira epidemia conhecida, em 1976, em um hotel de Filadélfia, onde havia uma conferência da Legião Americana.